sábado, março 19, 2011

Os benefícios da Yoga na Saude do Idoso

Os benefícios da Yoga na Saúde do Idoso. Muitas pessoas do Ocidente pensam que a Yoga é uma arte contorcionista, endereçada às pessoas jovens ou flexíveis. Estão erradas os exercícios adaptam-se a diferentes idades e estados de saúde, pelo que encontrará algo de que gosta, o ideal para si. 

A Yoga é uma arte milenar que ensina, através de variedade de práticas, teorias e filosofia, a Arte de Viver. No Yoga acredita-se que a melhor forma de desfrutar a vida é estar em paz consigo própria.

Outro factor muito importante na prática do Yoga é a preservação da saúde, proporcionando uma sensível melhora do nosso corpo físico, energético, psíquico e emocional.

Em relação  à mobilidade articular, permite melhorar o sistema cardiovascular e respiratório.

Trabalha também o espírito, combatendo a senilidade e estimulando a lucidez.

A qualidade do sono melhora. A pressão sanguínea normaliza. A pulsação desacelera. A imunidade aumenta. As dores e sensações de mal-estar diminuem ou desaparecem.

Ao executar regularmente a prática do Yoga, o corpo começa a desintoxicar e a encontrar o seu próprio caminho para a cura e equilíbrio.

Todos procuramos a paz e a felicidade. Mas quase sempre tentamos encontrá-la fora de nós e inventamos todos os tipos de prazeres para satisfazer algo que na verdade já possuímos. O Yoga oferece um espaço no qual a pessoa pode entrar em contacto consigo mesmo, sem julgamentos, sem culpas sem stress. Simplesmente deixar fluir e aceitar a sua vida agradecendo por tudo o que se tem para sermos felizes, em paz connosco e com os outros.
Existem na zona de Lisboa e em Sintra muitos locais onde pode praticar exercícios de Yoga, nomeadamente em Centros de Dia, Lares, Juntas de Freguesia, Centros de Convívio, etc.

Em baixo poderão visionar um vídeo que mostra imagens de exercícios de Yoga que podem fazer em casa.


 

Espero que tenham gostado deste texto sobre os benefícios da Yoga na Saúde dos Idosos e se tiverem dúvidas agradeço que deixem o vosso comentário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Muito obrigado pelos seus conselhos. Nota-se que é uma precocupada com o envelhecer.
A Yoga é óptima para aceitação no envelhecimento.

Unknown disse...

Obrigado pela sua visita. Volte sempre