domingo, março 13, 2011

Como ter uma casa limpa

Como ter uma casa limpa? O pó que se acumula nas nossas casas, o calor e a humidade são condições ideais para o desenvolvimento de ácaros.

Os ácaros são pequenos aracnídeos que habitam felizes nas nossas casas, provocando graves problemas de saúde e os mais afectados são as crianças e os idosos.

Estes bichinhos do pó doméstico medem entre 200 a 500 micrometros e por serem tão pequeninos não conseguimos detectá-los.

Alimentam-se de escamas de pele humana, vivem e reproduzem-se facilmente nos colchões, almofadas de penas, tapetes, alcatifas, cobertores de lã, sofás e bonecos de peluche.

Desenvolvem-se num ambiente de humidade e de temperaturas altas (superiores a 20º). Não transmitem doenças, mas os seus excrementos são altamente alergénicos para os seres humanos, sobretudo os mais sensíveis e susceptíveis de apanhar alergias: as crianças, os idosos e adultos com problemas respiratórios.

Para terem uma noção, num pedaço de pó do tamanho de um feijão podem viver 25 mil ácaros.

Para que não tenhamos de partilhar a nossa casa com estes bicharocos horríveis necessitamos de fazer uma boa higiene à nossa casa uma vez por semana. Por exemplo:

- Arejar a casa todos os dias;

- Limpar o pó;

- Lavar as cortinas;

- Mudar a roupa de cama, inclusive colchas;

- Evitar acumular livros, revistas e roupas de lãs;

- Se vive num local húmido coloque um  desumificador;

Vivermos num espaço limpo, asseado e organizado é um sinal de saúde e harmonia.

Espero ter contribuído para o vosso esclarecimento de como ter uma casa limpa e por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: