terça-feira, março 29, 2011

Onde Denunciar maus tratos a Idosos

Onde Denunciar maus tratos a idosos. Todos nós ao termos conhecimento que existem casos de maus tratos praticados nos idosos, temos o dever de os denunciar às entidades competentes.

Os maus tratos aplicados aos idosos são actos únicos ou repetitivos, onde ocorrem danos e incómodos e podem ser praticados nos Lares de Idosos, nos Centros de Dia, no Apoio Domiciliário, nos Hospitais, na Comunidade em que residem e os praticados pelos familiares.

Os maus tratos a idosos podem ser: violência física (agressão e abuso sexual), violência psicológica (mandar calar a boca, gritar e ameaçar) e más condições de habitabilidade e conforto (dormir no chão, falta de asseio, má nutrição, falta de medicação, etc).

Ultimamente temos ouvido e lido nos meios da comunicação social que em Portugal existem casos de maus tratos a Idosos, principalmente praticados nos Lares de Idosos nomeadamente nos lares: da Serra de Santo António em Alcanena e em Santana da Carnota.
Diz a proprietária do Lar de Santana da Carnota que as fotografias tiradas e divulgadas onde se viam utentes idosos a dormir no chão e rodeados de má higiene, eram montagens  feitas pelas funcionárias.

Onde estaria ela (a dona), quando estas fotografias foram tiradas? No local certo que era o seu dever estar não estava, ou estaria?

Os proprietários do Lar da Serra de Santo António em Alcanena ficaram presos preventivamente. 

Todas nós sabemos e temos consciência que para tratar de idosos, não basta precisarmos de um ordenado no final do mês ou termos um emprego, mas sim gostar muito de idosos, respeitá-los, não olhar para eles e dizer são "velhos" e não pessoas, ser sensível, carinhoso, pois um carinho e uma atenção fazem milagres e principalmente colocarmos-nos no lugar delas, tendo em mente este poema de Cora Coralina.

Não sei... se a vida é curta,
Ou longa demais para nós,
Mas sei que nada do que vivemos, 
Tem sentido, se não focarmos, 
O coração das pessoas.

A vida pode ser curta,
Ou longa de mais,
Mas deve ser intensa,
Verdadeira, pura. Enquanto dura.

As entidades onde denunciar os maus tratos a idosos são: Polícia, Segurança Social, APAV, etc.

Mais à frente iremos falar dos Cuidadores de idosos, quais os seus deveres, direitos e perfis.

Espero ter vos esclarecido sobre denunciar maus tratos a idosos. Por favor deixem o vosso comentário.

1 comentário:

Anónimo disse...

pois e.... existe muitos maus tratos a idosos .... existe muita gente que não sabe lidar com eles...e bem verdade mas também existe muitos lares com as devidas licenças que se dizem muito bons ,que levam couro e cabelo a nível monetário mas que se fossem a verificar certas situações são bem piores que os que não têm as licenças.....

por vezes as fiscalizações não são feitas devidamente pois ,quem as faz por vezes nem tem a amabilidade de perguntar ao utente se esta bem ,se e bem tratado. por vezes só sabem ''criticar'' situações sem valor nenhum , ou seja, isso não e fiscalização nenhuma...

engraçado que em relação ao lar de idosos de Santana da carnota perguntam ''onde estava a dona?'' , pois é , quem e patrão não necessita de estar 24 horas por dia no local de emprego, existe empregadas e responsáveis para isso mesmo....
vinganças?? existe sempre ,nem que seja simplesmente por inveja. Direito a estragar a vida as pessoas? também existe. Agora falarem ou comentarem sem saberem da realidade , simplesmente têm as provas dos jornais ou da TV?? não e suficiente.... e mais digo, como poderia ser um lar tão mau ,se houve sempre fiscalizações durante 15 anos que esteve aberto? ?
por isso meus caros , nem tudo o que parece é.....