sexta-feira, abril 22, 2011

Sintomas da Doença de Parkinson

Sintomas da Doença de Parkinson. A doença de Parkinson também conhecida por paralisia agitante na medicina, é uma doença degenerativa do sistema nervoso central (cérebro).
Deve o seu nome ao médico britânico JAMES PARKINSON que a descobriu em 1817.

QUAIS AS CAUSAS DA DOENÇA PARKINSON? A doença de Parkinson é um efeito natural do envelhecimento do organismo, mas felizmente não afecta todas as pessoas e está associada à velhice. Mas que infelizmente está surgir cada vez mais cedo em certas pessoas.

A doença também pode ter origem na intoxicação por produtos químicos, como o óxido e sulfureto de carbono e o magnésio.

Também certas drogas, como a fenotiazina, a promazia e algumas reserpinas, podem ser responsáveis pela doença.

Já houve casos em que ex-praticantes de boxe acabaram por vir a padecer desta doença, como efeito dos repetidos golpes que receberam na cabeça.

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA PARKINSON? 
O primeiro sintoma pode ser a rigidez muscular, que afecta principalmente o tronco e os braços. Surge um ligeiro tremor na mão ou no pé direito. Ao mesmo tempo que se manifestam os tremores, rápidos e contínuos, também se nota a ausência dos chamados movimentos associados, ou seja, os movimentos de vaivém dos braços ao caminhar e os movimentos da mímica facial. Também acontece a dificuldade de efectuar movimentos simples, como caminhar ou levantar os braços. Estes movimentos são executados com lentidão e com insegurança (bradicinesia).
Em fases muito avançadas da doença, pode surgir a perda total dos movimentos, uma paralisação quase completa (acinesia).
Um dos sintomas da doença, em estado avançado é a falta de clareza na linguagem e na escrita. O paciente fala com dificuldade, com "arranques", e a escrita converte-se em micrografia, ou seja, a utilização de uma letra muito pequena. Também começa a babar-se (sialorreia). Os silêncios e suspiros tornam-se também muito frequentes, sintoma de perda de fluência da fala.

O tratamento cirúrgico é o tratamento mais eficaz, existindo algumas intervenções que ao actuarem sobre os centros nervosos afectados, impedem o aparecimento dos tremores. São operações de alto risco, mas muito eficazes, se bem que não sejam indicadas para todos os casos.

Espero ter contribuído para um bom esclarecimento dos Sintomas da Doença de Parkinson. Por favor queiram deixar o vosso comentário.

Sem comentários: