quinta-feira, outubro 28, 2010

Cancro do Seio

O Cancro do Seio manifesta-se com mais frequência nas mulheres dos 40 até aos 60 anos de idade.

Quanto mais cedo for detectado maiores são as probabilidades de cura. Infelizmente nem todas as mulheres recorrem ao médico quando surgem caroços ou outros sinais suspeitos.

O sinal suspeito mais vulgar é o aparecimento de um tumor ou um inchaço na parte exterior e superior da mama.

Deve fazer o auto-exame, depois do período menstrual, ou uma vez mensalmente para detectar a existência de algum caroço ou aumento de volume.

Por vezes aparecem muitos caroços ou inchaços que não são cancerosos, pode tratar-se de tumores benignos ou quistos. Mas só um médico é que tem competência para os distinguir.

O auto-exame consiste em:

- Em frente a um espelho de pé examine as mamas com os braços elevados observando as
assimetrias, as retracções ou as deformidades.

- Deitada ou durante o banho apalpe com as pontas dos dedos em círculo a mama e a região axilar.
SINTOMAS:

- Aparecimento de uma mancha avermelhada à volta do mamilo;

- Hemorragia do mamilo;

- Afundamento ou saliência do mamilo;

- Enrugamento da pele do seio;

- Alteração da forma do seio.


Qualquer alteração deve merecer maior atenção da sua parte pelo que deve imediatamente consultar um médico.

A mortalidade do cancro do seio desde 1995 tem tendência a diminuir. O diagnóstico precoce é o principal responsável dessa diminuição.

Só aparecem dores em fase muito adiantada.

Depois de feita a biopsia e o resultado for positivo procede-se logo de seguida a uma mastectomia, que consiste numa intervenção cirúrgica onde o seio e todos os gânglios linfáticos que os cercam são extirpados.

As mulheres que foram sujeitas a mastectomias continuam na sua maioria a levar uma vida normal e saudável.

Graças à cirurgia plástica, hoje em dia consegue-se disfarçar mais ou menos o ausência do seio.
A mulher que sofreu uma mastectomia não perde a sua personalidade e o seu atractivo físico.

A partir dos 45 anos todas as mulheres devem fazer mamografia e ecografia de dois em dois anos.

Celebra-se no dia 30 de Outubro o dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.

Se tiver dúvidas sobre o tema cancro do seio por favor deixe o seu comentário.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Higiene da mulher menstruada

A higiene da mulher menstruada se não for feita com os devidos cuidados, a mulher exala um cheiro desagradável.
A mulher menstruada deve lavar-se várias vezes ao dia, utilizando água e mudando com frequência os pensos ou os tampões higiénicos. Se o mau cheiro persistir deverá consultar um médico, pode haver perturbações do foro ginecológico.

Deverá por optar para bem da sua saúde a norma de se deixar examinar por um ginecologista duas vezes por ano.

Algumas doenças femininas, e, sobretudo o cancro do útero poderiam ser curadas se todas as mulheres se submetessem a exames periodicamente.

A higiene da mulher menstruada deve ser o mais meticulosamente possível. As mulheres podem e devem lavar-se e até tomarem duche. Devem sim evitar tomar banho de imersão.

MENSTRUAÇÃO

As mulheres mais jovens que não tiveram educação sexual ou uma mãe afectuosa que as elucide acerca dos fenómenos que se desenrolam no corpo feminino, ao serem menstruadas pela primeira vez pensam estar com uma doença grave.

Toda a mulher saudável possui dois ovários. Ao chegar à puberdade os ovários produzem óvulos.
Quando fecundado um óvulo dará lugar a um novo ser (bebé), caso contrário, será expelido juntamente com uma mucosa uterina, o que provoca uma pequena hemorragia. Assim se deduz que a perda de sangue é um fenómeno perfeitamente normal.

SINTOMAS

Um dia ou dois antes do início do período menstrual, é provável sentirem-se algumas dores no baixo ventre ou nas cruzes, como que um "repuxar". Não há nada a fazer, e quanto menos importância se der a este pequeno mau estar, melhor. Contudo, se as dores forem violentas devem consultar um médico.

NORMAS DE HIGIENE

- Lavarem-se sempre da frente para trás.

- Para que a hemorragia não suje a roupa, devem usar uns pensos nas cuequinhas.

- Usem tampões higiénicos. Existem tampões de tamanhos diferentes para mulheres e mulheres mais jovens. As mulheres mais jovens antes de usarem os tampões devem aconselhar-se com o médico.


- As mulheres que têm uma vida sexual, ficam perplexas em relação á higiene intima. Esta deverá se possível, ser mais cuidada. As lavagens são imprescindíveis antes e depois do acto sexual, tanto para o homem como para a mulher.

Se tiverem dúvidas sobre a Higiene da Mulher Menstruada, deixe por favor o seu comentário através deste blog.

terça-feira, outubro 19, 2010

Halitose - mau halito

Halitose - O mau halito incomoda, por vezes, muito mais do que o cheiro a suor ou o odor corporal.
As causas prováveis são uma deficiente higiene da boca e dos dentes.
Outras vezes, as razões podem ser encontradas numas amígdalas infectadas, ou dentes cariados, em padecimentos respiratórios, ou gastro-intestinais, etc. Em caso destas razões deve-se consultar o médico para ele detectar as causas e tratá-las.

Por incrível que pareça, de acordo com alguns inquéritos efectuados nem toda a gente tem o hábito de fazer a higiene oral diária, e cuja higiene é fundamental para se ter uns dentes bonitos e saudáveis.

Lavar os dentes deve ser um hábito tão arreigado em nós que nos pareça inconcebível irmos para a cama sem antes termos lavado os dentes.

A marca da pasta dentífrica não é o importante, mas sim o modo como se procede.

Os dentes devem escovar-se. Serem limpos da raiz para a coroa, isto é, o maxilar superior de cima para baixo e o inferior de baixo para cima. Só desta maneira se poderão desalojar os restos da comida que se introduzem nos intervalos.

A limpeza será ainda mais perfeita se usar uma escova eléctrica, porque os movimentos verticais da escova eléctrica, não só escovam perfeitamente os dentes, como servem para dar massagens às gengivas. As escovas eléctricas tornaram-se num auxílio valioso na higiene diária da boca.

Após as refeições devem lavar-se os dentes.

Recomenda-se a ida ao dentista 2 vezes por ano.

Não se esqueça de lavar os seus dentes pelo menos 3 a 4 vezes ao dia, para evitar ter Halitose.

Se tiver dúvidas, por favor deixe comentário.









sexta-feira, outubro 08, 2010

O que comer para ter Medida da Cintura Certa

O que deve Comer para ter Medida da Cintura Certa? um aumento da medida da cintura é uma simples indicação de que está a aumentar de peso, tal como a alteração da proporção ancas-cintura, que mostra a presença de gordura no abdómen.
Para as mulheres uma proporção superior a 0,90 indica que há excessiva gordura. abdominal.
Para os homens o máximo é 0,95.
Se a sua proporção for maior do que esta, pode ser aconselhável perder peso.

Para ter a Medida da Cintura, sirva-se de uma fita métrica para saber a circunferência da sua cintura, incluindo algum estômago proeminente. Repita o processo para medir a largura das ancas. Divida a medida da cintura pela da anca e o resultado será a proporção anca-cintura.

Para que a Medida da Cintura fique dentro dos parâmetros normais siga estes conselhos:

Eliminar a gordura é mais fácil do que pode parecer: exclua os alimentos fritos, grelhe, coza no forno, a vapor no microondas, no forno embrulhado em papel de alumínio, escalde ou coza os alimentos sempre que possível. Acrescente pouca ou nenhuma gordura para cozinhar. Faça guisados sem fritar primeiro a carne ou vegetais. Acrescente ervas aromáticas para temperar. Coe a gordura das sopas e de guisados antes de servir. Use uma escumadeira ou verta parte da gordura para um recipiente separador de molhos e deite fora a gordura. Frite em recipientes antiaderentes com a ajuda de pequenas quantidades de gordura, se os alimentos ficarem secos, acrescente molho de soja ou especiarias e água em vez de óleo. Use molhos e maionese com baixo teor de gordura.

Se precisar de mais esclarecimentos sobre O que deve comer para ter Medida da Cintura Certa, deixe o seu comentário.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Troca de habitos alimentares

Para termos uma vida mais saudável temos de trocar os hábitos alimentares, para isso temos de passar a beber leite desnatado e temperar as saladas de uma forma moderada ou temperá-las com mais vinagre e menos azeite. E em vez das batatas fritas, coma-as cozidas ou assadas. Coma mais frutos e vegetais e evite temperá-los com qualquer tipo de molhos. Reduza as porções de carne e substitua por peixe, ovos ou legumes algumas vezes por semana. Sirva saladas como entradas e sempre que possível, coma queijo magro.

A troca de hábitos alimentares para ser eficaz tem de eliminar as bebidas, sobremesas e ter cuidado com o que põe no pão. Coma frutos secos com moderação. Um pequeno almoço de cereais sem açúcar fica mais saboroso se lhe misturar uvas ou qualquer outro fruto seco, além de os cereais ficarem doces ficam também com mais nutrientes.

Para algumas pessoas, a ideia de eliminar certos alimentos saborosos, gelados ou chocolate, leva-as a desistirem de fazer dieta. Mas é possível fazê-la com uma cuidadosa racionalização não pôr completamente de parte esses alimentos.

Um só biscoito de chocolate ou algumas colheres de gelado podem não alterar a dieta. Deve-se comer só uma dessas coisas por dia.

Por exemplo: Um croissant ao pequeno almoço, um biscoito ao almoço, ou um gelado depois do jantar, mas não os três no mesmo dia.

Espero que com esta sugestão de troca de hábitos alimentares a sua vida seja mais longa e saudável. Se desejarem algum esclarecimento extra, façam o favor de deixar o vosso comentário.

Dieta alimentar para o colesterol

Dieta Alimentar para o Colesterol. Hoje em dia fazemos uma alimentação errada, por isso existe um grande numero de pessoas com o colesterol alto. Para baixar o numero de pessoas com o colesterol elevado, basta as pessoas seguirem as dicas abaixo recomendadas:

Ingerir alimentos que ajudem a aumentar o "bom" colesterol (HDL) e a reduzir os níveis de colesterol total não significa que tenha de fazer uma súbita e drástica mudança na sua dieta. Terá mais probabilidades de ter uma alimentação saudável se introduzir gradualmente as seguintes medidas:

- Aumente as doses de alimentos magros, como peixe e carne magra, reduzindo ao mesmo tempo as gorduras saturadas como as margarinas;

- Coma cereais ao pequeno almoço;

- Coma muitos frutos e vegetais. Pelo menos 5 doses por dia;

- Uma quantidade de álcool moderado pode aumentar os níveis de HDL. Mas demasiado, pode provocar o efeito oposto;

- Aumente a dose de feijões secos, toranjas, farelo, alho, cebolas, maçãs, cogumelos, amêndoas e nozes. Todos estes alimentos podem fazer baixar o nível de colesterol total;

- Use óleo de milho ou de girassol para cozinhar ou temperar saladas ou melhor ainda use azeite;

Com estas dicas de uma Dieta Alimentar para combater o Colesterol, os seus níveis de colesterol total altos vão baixar, e a sua saúde vai melhorar.

Se por algum motivo tiver dúvidas por favor deixe o seu comentário.