sexta-feira, novembro 19, 2010

Higiene do doente acamado


Na higiene do doente acamado a limpeza e a boa apresentação concorrem para o bem-estar do doente.

Para cuidar convenientemente de um doente em casa, torna-se necessário além de espírito de abnegação, o conhecimento de determinadas noções de enfermagem. Por exemplo, a forma correcta de fazer a cama, medir a pulsação e a temperatura, a administração dos medicamentos, dos alimentos e a sua higiene. A boa vontade e a capacidade de organização, são qualidades essenciais, pois permitem a elaboração e o cumprimento de um eficiente programa de assistência.

Em caso de doença as pessoas novas se tiverem hipóteses em escolher entre o Hospital ou a casa, preferem a sua casa. As pessoas idosas como têm dificuldade em adaptar-se a novos ambientes, preferem as suas casas em vez de um lar de idosos.

Uma vez feita a opção e não pretendendo modificá-la, deve analisar o problema com o médico e contratar um cuidador com formação em geriatria.

A escolha do quarto onde será instalado o doente deve visar sobretudo objectivos de ordem prática.

O quarto deve estar aquecido a uma temperatura agradável entre os 22º e os 25ºC, durante o dia e à noite entre os 2oº e os 22ºC. Estar sempre limpo, livre de cheiros e arejado sem expor o doente a correntes de ar.

Quando se sabe que o doente vai permanecer muito tempo na cama, deve-se alugar ou comprar uma cama articulada. A roupa deve ser mudada de acordo com as necessidades do doente com os lençóis esticados e não enrugados para evitar as úlceras de pressão.

POSICIONAMENTO NA CAMA:

- Para aliviar ou evitar pressões em certas partes do corpo, deve utilizar um apoio em forma de rosca (ring);

- Utilizar várias almofadas e dispô-las de forma a que proporcionem ao doente uma posição confortável e impeçam a pressão da roupa sobre os pés, e evitar que ele escorregue para a parte inferior da cama;

- Uma manta enrolada em forma de rolo serve de apoio às pernas e evita que estas se voltem para fora.

Devem evitar as atitudes e situações que tornem o doente mais ansioso ou nervoso do que já está.

Não esquecer as recomendações do médico observando atentamente a evolução da doença avaliando a temperatura, o ritmo cardíaco e respiratório do doente. Anotar estes dados, mediante um registo diário e um gráfico de temperaturas.

HIGIENE DO DOENTE ACAMADO

Utensílios: Uma bacia ou um alguidar com água morna, dois toalhetes de turco ou luvas de turco, uma para a parte de cima, outra para as partes genitais, sabão neutro, toalhas, um lençol de banho para tapar o doente, creme hidratante e, se o doente estiver habituado pó de talco e desodorizante para as axilas.

PROCEDIMENTO:

- Retirar a almofada se a condição do doente o permitir;

- Colocar a toalha debaixo da cabeça;

- Lavar os olhos sem sabão com o toalhete em luva. Usar cada canto do toalhete para cada olho e lavar sempre de dentro para fora;

- Lavar e secar a cara e o pescoço;

- Lavar e secar as orelhas;

- Colocar a toalha de banho ao comprimento do membro superior (da axila até ao pulso), lavar e secar;

- Usar movimentos longos e firmes na direcção do ombro, lavar a axila e secar;

- Colocar as mãos em água segurando pelo pulso. Lavar e secar todos os lados de cada dedo fazendo movimentos com todas as articulações;

- Lavar e secar o peito colocando a toalha sobre o mesmo;

- Lavar e secar o abdómen colocando a toalha de banho sobre ele;

- Lavar e secar um membro inferior de cada vez começando pelo mais afastado;

- Colocar a bacia perto do pé a ser lavado e metê-lo lá dentro. lavar muito bem todos os lados de cada dedo e secar bem entre os dedos. Proceder da mesma maneira com o outro. Utilizar creme hidratante massajando as pernas, o peito, sola e calcanhares dos pés;

- Virar o doente de lado mantendo-o coberto;

- Lavar as costas desde o pescoço até à região perianal com movimentos contínuos e firmes;

- Secar as costas e massajar com creme hidratante;

- Mudar de água várias vezes, cada vez que sair duma parte suja para a parte limpa.

Mais à frente iremos falar da higiene e seus cuidados perineais femininos e masculinos.

Estas são as normas de higiene do doente acamado. Se tiver alguma dúvida por favor deixe o seu comentário.

6 comentários:

maria disse...

Olá
Obrigado por visitar o meu blog.
É uma especie de diario que me ajuda a desanuviar um pouco. Por vezes quando estamos a trabalhar e acontecem certas situações menos boas, na altura não conseguimos ver algo de possitivo e engraçado, mas ao escrever e voltar a visualizar as situações quase sempre encontro algo divertido.
Sabe, quando entrei no curso de geriatria fazia-me imensa confusão fazer uma higiene e uma cama com o utente deitado. Afinal não existe dificuldade. Quanto aos procedimentos que refere e que são os que aprendi, infelizmente nem sempre os podemos seguir.Tudo por falta de tempo e de funcionarias suficientes.
Nem tudo que se aprende na teorica se pode utilizar na pratica.
Claro que são pequenas coisas como por exemplo não mudar a agua, assim tantas vezes e por vezes o creme hidratante é colocado a correr.
Virei mais vezes aqui, certamente.
Uma boa semana

Unknown disse...

Obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente todas nós sabemos o que se passa nas Instituições. As formações, as reciclagens são poucas, as funcionárias insuficientes.É a sociedade que temos.
Mas não é justo.
Já pode consultar o meu perfil.
Beijinhos e volte sempre. Será um prazer.

Anónimo disse...

Boa tarde

Gostei do que li e realmente não é bem assim que se passa nos domiciliários de certas Instituições. Eu estou em casa a cuidar da Mãe que tem Alzeihmer e tenho aprendido muito com o meu dia a dia as minhas noites mal dormidas. Gostei do seu blog, o que me fez procurar na Internet como se deve lavar um acamado. Minha Mãe já está assim há três anos e cada vez está pior. Tenho cuidados ao domicílio e tenho verificado muito pouco cuidado com as mãos de minha mãe que volta e meia sangram, pois estou farta de dizer que para limpar a minha que não é assim e não ligam nenhuma. Só querem é despachar, pois têm muitos doentes. Mas a mim não me interessa pois primeiro está a minha mãe. Outra coisa que me tem saltado à vista é a maneira como a lavam têm a mãe toda nua ao frio, pois ela está numa fase da doença que qualquer frio que apanhe fica logo doente e à noite é que são elas. Eu pedi-lhes para elas nesta fase para lavarem a mãe de um lado, assim como só a despirem metade do corpo ou então coloquem uma toalha em cima. Ninguém me ensinou isto. Eu aprendi comigo própria e não me ligam uma ou outra é que faz o que lhes peço, pois que a Instituição ensinou assim as meninas obedecem. Tive a curiosidade de ir procurar na Internet e o seu blog diz-me para colocar uma toalha em cima do doente pois não custa nada. É de lamentar termos pessoas a cuidar de doentes que não têm sensibilidade nenhuma e agora ainda foram fazer queixinhas ao Dr. e vou para a semana lá falar com ele. Não tenho receio.
Obrigado pelo vosso Blogger.

Fátima Teixeira

Unknown disse...

Olá Fatima!
Tem toda a razão em ir falar com o Dr. pois a mãe tem direito que lhe repeitem a sua privacidade e não só um tratamento bem feito com uma duração precisa. A segurança exige que se demore 45 a 60 minutos em cada utente
Nos dias frios jamais se lava um acamado sem se lhe tapar as outras partes do corpo.
Possivelmente as mãos sangram porque descamam e as peles mortas não são retiradas com uma boa lavagem dentro de um alguidar, devem ser bem secas e hidratadas. Assim como os pés.
Se não estiver satisfeita com o serviço também pode denunciar na seg.social ou então mudar de instituição.
Sempre que precisar de algum esclarecimento estarei às suas ordens.
As melhores da mãe e um beijo

Mila disse...

Boa noite.
Obrigada por estas informações, que são tão importantes para quem tem famíliares acamados e não sabe como tratar deles.
Por favor pode-me dizer, um idoso acamado,quantas vezes tem que ser virado de posição durante a noite?
Desde já muito obrigada.
Mila

Unknown disse...

Olá Mila!
As melhoras do familiar doente. Obrigado pelo seu comentário.
Um doente acamado durante o dia deverá ser mudado de posição de 2 em 2 horas. De noite, deverá ser reforçado o apoio com almofadas e a mudança de 3 ou 4 horas.
Volte sempre.
um beijo