terça-feira, junho 21, 2011

Curso Auxiliar de Geriatria

Curso Auxiliar de Geriatria. O objectivo deste curso é aplicar as técnicas de higiene e segurança no cuidado aos idosos, utilizando os procedimentos e matérias adequadas e de forma correcta.

Os cuidadores de idosos nas Instituições com alvará passado pela Segurança Social têm a categoria de Ajudante de Acção Directa de 2ª, 1ª, Chefes de Grupo, Supervisoras, etc.

São cursos com a duração de 20 a 900 Horas, com estágio de 1 semana a 2 meses.Os mais usados são os de menor duração e com poucos módulos.

Há várias instituições que dão estes cursos, desde as particulares mediante pagamento, às subsidiadas pelo Estado (Cruz Vermelha Portuguesa, Centros de Saúde e IEFP).

Destinatários: Desempregados, para equivalência ao 9º ano, com mais do 9º ano, pessoas carenciadas, com pouca instrução e felizmente aqueles que por vocação desejam fazê-lo, com mais de 25 anos.

Os formandos podem exercer esta profissão em Hospitais, Casas de Saúde, Casas de Repouso, Lares de Idosos, Centros de Dia, Apoio Domiciliário etc.

Os módulos dos cursos com maior duração são: Envelhecimento, Legislação, Função de ajudantes (Direito e Deveres), Direitos e Deveres dos Idosos, comunicação, doenças do sistema nervoso, aparelho digestivo, noções de nutrição, noções de higiene e segurança no trabalho, higiene pessoal, higiene habitacional, prevenção de acidentes, posicionamento, transferências, ética e deontologia, recreação, afectos, toque, morte, noções de primeiros socorros e apoios técnicos. Nestes cursos só o que falta é aulas práticas em simultâneo com a teoria como se faz na Enfermagem.

Esquecem os senhores Formadores que a vida dos idosos está sempre nas mãos dos cuidadores, que ao início da sua actividade  sentem tanta dificuldade em lidar com a falta de condições em que vivem os nossos idosos.


Não basta falar só dos apoios técnicos, mas sim ensinar a lidar com eles. Saberem que existem não vale de nada, se algumas Instituições não os fornecem aos seus cuidadores. Evitava-se com as aulas práticas provocar esforços, lesões nos idosos e lesões por vezes irreversíveis nos cuidadores, principalmente nos de Apoio Domiciliário. Pelo facto dos cursos serem pintados de cor de rosa, não falando da realidade nua e crua, muitos formandos ao iniciar e até mesmo no estágio desistem pois a realidade não é igual ao que lhe falaram nos cursos.

Fala-se tanto na geriatria, como sendo a área do futuro, mas nada mudou.  Há algumas Instituições que contratam pessoal sem formação, outras não fazem reciclagens, não insistem periodicamente na formação de posicionamentos e transferências, pois é nelas que os cuidadores provocam aos idosos e a eles próprios lesões, por não saberem executá-las e por trabalharem sós. O ideal é trabalhar em equipa de dois com os apoios técnicos necessários. 

Com este meu texto, espero não estar a denegrir a imagem das Instituições, pois sei que algumas tudo fazem  para contribuir para o bem-estar dos idosos e dos seus cuidadores.

Retirei um vídeo do YouTube, para vos mostrar como é fundamental existirem as aulas práticas nos cursos de Geriatria principalmente nas transferências dos idosos. É deste modo prejudicial que as fazem, os cuidadores sem prática e sem nenhuma formação, causando quedas e lesões a ele e ao idoso. Agora imagine as  dificuldades que um cuidador têm quando faz transferências sozinho, chegando a fazer 4 para dar banho a um idoso sentado na banheira.



Resolvi fazer este texto Curso de Auxiliar de Geriatria, com linguagem clara para elucidar os idosos, familiares e a quem pretende tirar este curso para iniciar esta linda profissão.

Como formadora há 3 anos e cuidadora de idosos há 11, aconselho a procurarem cursos mais intensivos, pois o saber nunca é demais, de preferência com aulas práticas, mas não esqueçam que o mais importante é sentir amor pelos idosos. Por favor deixe o vosso comentário.

4 comentários:

maria disse...

Parabens pelo post.
O meu curso teve a doração de18 meses e com direito a 6 semanas de estagio.
Realmente é um curso fabuloso e ao ler os modulos que se dá relembrei o que eu chorei(eu e as outras) qaundo se falou sobre a morte. Adorei o modulo sobre etica e conflitos e este é muito, mas muito importante, pois os conflitos são mais que muitos.
Felizmente que a instituição onde estou tem o cuidado de continuar a dar formação. Há realtivamente tivemos uma sobre os posicionamentos, aa transferencia, a higiene postural e como transportar com segurança um utente na grua elevatoria. Agora em Setembro vamos ter um sobre"gestão de conflitos".
Há coisas que aprendemos no curso que não se consegue colocar em pratica especialmente porque não há recursos humanos, mas nada que coloque em risco a vida dos utentes.
Beijinho

Unknown disse...

Olá Maria!
Tem muita sorte em trabalhar numa Instituição que lhe proporciona reciclagens e formações. Cá em Lisboa existem tantas que nada fazem. Simplesmente dão às funcionárias uma farda e luvas para fazerem o Apoio Domiciliário e ainda por cima só uma a tratar de 12 ou 13 utentes acamados numa manhã. É de loucos e de rebentar. E olhe já me calharam algumas.

Anónimo disse...

Boa tarde, queria também tirar este curso porque gosto muito de cuidar de idosos, sugere me algum sitio onde vale a pena mesmo tirar o curso?outra duvida, o facto de eu ser homem, não irá ser um problema no futuro ao ingressar nesta profissão?
Obrigado.

Anónimo disse...

bom dia,
tambem queria tirar este curso, mas sendo homem será problema?